domingo, 23 de agosto de 2009

La Musicienne
(A Musicista) 1978.
Marc Chagall


As figuras flutuantes são comuns na arte popular russa

O Mastigador de Vanguardas

O russo Marc Chagall incorporou diversas tendências da arte europeia e, a partir delas, criou uma obra totalmente original. Seu estilo é tão marcante que ninguém ousou fazer algo parecido.
Durante os mais de 60 anos de carreira, o pintor flertou com muitos grupos modernos, observou com atenção o que surgiu no período, mastigou as ideias lançadas e devolveu tudo na forma de telas, gravuras e esculturas absolutamente originais. Por isso, é tão fácil reconhecer uma criação sua. E, por isso, seu legado provou-se tão singular. Ao mesmo tempo em que o artista se manteve antenado com as correntes artísticas de sua época, desenvolveu um estilo pessoal, quase impossível de ser seguido. Como uma referência a Chagall sempre corre o risco de se tornar uma imitação barata, as gerações seguintes o admiram, mas não são diretamente influenciadas por ele — o que, de modo algum, tira seu lugar entre os protagonistas mais geniais da arte do século 20.
Aonde ver:
Mundo Mágico de Marc Chagall — O Sonho e a Vida. Casa Fiat de Cultura (rua Jornalista Djalma de Andrade, 1.250, Belvedere, Nova Lima, Minas Gerais, tel. 0++/31/3289-8900). De 4/8 a 4/10. De 3ª a 6ª, das 10h às 21h; sáb., dom. e feriados, das 14h às 21h. Grátis.
(Rev. Bravo, ed. 144, 2009)

3 comentários:

BAR DO BARDO disse...

chagall é dos mestres que iluminam por demais...

boa dica!
bom domingo!

Werther Fioravanti disse...

bom tê-lo passando por esse quintal... melhor ainda acompanhar a poesia do seu bar!
abraço

Yan Leite Chaparro disse...

mudou o nome sim...

Chagall é um artista que não consigo explicar por que gosto, simplismente seus devaneios me prende diante as figuras dele...

paz amigo...